Os problemas relacionados à coluna vertebral são um dos principais motivos de atendimento médico. Seja por hábitos do dia a dia, como se sentar de maneira inadequada na cadeira ao trabalhar ou se agachar de forma errada ao pegar um objeto no chão, a famosa “dor nas costas” deixa de ser uma exclusividade apenas do público idoso, e atinge todas as idades.
Assim, é fundamental adotar algumas práticas de cuidado no dia a dia para manter a coluna saudável. Confira as dicas!
Hábitos da rotina que afetam a saúde da coluna vertebral
A dor lombar, também conhecida como lombalgia, é comum em homens e mulheres em diferentes fases da vida e se deve a diferentes fatores. De acordo com a Sociedade Brasileira de de Ortopedia e Traumatologia, os principais fatores prejudiciais a saúde da coluna vertebral são:
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Esforço físico em excesso;
- Execução errada de exercícios físicos;
- Má postura.
De maneira geral, o que se observa é que em pessoas mais jovens, a dor na coluna vertebral está relacionada a problemas musculares ou nos discos da coluna. Já em idosos, a dor normalmente tem a ver com problemas degenerativos, como doenças reumáticas.
No entanto, esses hábitos do dia a dia citados acima também podem acabar acarretando prejuízos à saúde da coluna. Por isso, ter atenção ao seu estilo de vida é fundamental e pode fazer a diferença.
Acompanhe a seguir as principais orientações de cuidado para manter a saúde da sua coluna vertebral e evitar demais complicações.
8 dicas para cuidar da saúde da coluna vertebral
1. Mude constantemente de postura
Dar intervalos de descanso entre uma posição e outra, seja parado, sentado ou em pé, auxilia na saúde da coluna. Permanecer por muito tempo na mesma posição pode provocar fadiga, por isso, procure se alongar e mudar de posição ao longo do dia.
2. Uso adequado de bolsas e mochilas
É importante não carregar excesso de peso na bolsa ou mochila. Além disso, outra dica fundamental é dividir o peso em dois pacotes quando possível. No caso de mochilas, lembre-se de regular as alças para que não fiquem soltas demais nas costas, sobrecarregando o peso.
3. Atente-se a maneira de levantar peso
Vamos a um exemplo prático: ao se agachar para pegar algum objeto que caiu no chão, nunca dobre a coluna, mas sim os joelhos. A força para erguer o objeto deve concentrar-se nas pernas.
4. Cuidado com a posição ao dirigir
Utilize o encosto do banco na posição de 100º. É importante que o banco não esteja nem muito para trás e nem muito para frente em relação ao painel do carro. Além disso, evite girar o pescoço para fazer manobras ao volante, sempre utilize o retrovisor.
5. Cuidado com a posição ao dormir ou deitar
Ao dormir de barriga para cima deve-se utilizar um travesseiro embaixo da cabeça e outro embaixo dos joelhos. Ao dormir de lado, utilize um travesseiro que preencha bem o espaço entre seu ombro e orelha, assim sua cabeça não fica caída e nem erguida enquanto dorme.
Ao acordar e se levantar da cama, fique de joelhos dobrados para então colocar as pernas para fora da cama e apoiar os braços para levantar.
6. Preste atenção à altura da tela do computador
É fundamental que o monitor do seu computador esteja na altura dos seus olhos, pois manter a cabeça inclinada para baixo pode sobrecarregar a coluna. Permanecer em uma postura inadequada também pode ocasionar dor cervical.
7. Alongue-se
O alongamento auxilia na redução do risco de lesões e da tensão muscular, ampliando os movimentos e mantendo as funções articulares.
8. Fique atento a qualquer sinal de alerta
É comum sentir dores nas costas de vez em quando, no entanto, caso se torne frequente e intensa, busque ajuda de um médico especialista em coluna para que ele possa identificar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Adotar esses hábitos pode melhorar não só a saúde da sua coluna, como a sua saúde em geral.