É comum associar o adulto na melhor idade apenas a atividades que não exigem esforço físico.
Só que esta é uma imagem equivocada, pois muitas pessoas dessa faixa etária ocupam o tempo com atividades físicas intensas ou moderadas, visando à melhoria do condicionamento, resistência, autoestima e até saúde mental.
A prática de exercícios físicos com regularidade traz benefícios à saúde pois é comprovado que, quanto mais ativa uma pessoa é, menos limitações físicas e mentais ela tem.
E quando tratamos dos idosos, essa informação tem uma relevância ainda maior, já que, nesta faixa etária, o corpo merece um cuidado especial.
A prática de atividades físicas com frequência reduz as complicações por doenças cardiovasculares; a incidência de hipertensão; alguns tipos de cânceres e diabetes tipo 2; reduz sintomas de ansiedade e depressão; melhora a saúde cognitiva e o sono; previne quedas e lesões relacionadas, bem como o declínio da saúde óssea e da capacidade funcional.
Além disso, promove também:
- Melhorias na flexibilidade;
- Aumento de força;
- Desenvolvimento da capacidade aeróbia;
- Diminuição de dores nas articulações;
- Aumento na capacidade de equilíbrio;
- Aumento na agilidade;
FAÇA A ESCOLHA CERTA
Primeiro, é preciso conhecer os limites do seu corpo, e, para isso, é essencial buscar a ajuda de um profissional. Contando com um auxílio adequado, você saberá, por exemplo, quanto tempo de exercícios poderá praticar diariamente, ou se você pode levantar pesos.
As diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Atividade Física e Comportamento Sedentário (WHO, 2020) recomendam que as pessoas da faixa etária Adulto+ realizem de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica (como caminhada, esteira, natação) de moderada intensidade ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade ao longo da semana.
Para benefícios adicionais à saúde, devem ser incluídas atividades de fortalecimento muscular (ex: exercícios com peso, elásticos, bolas) de moderada intensidade ou maior, que envolvam os principais grupos musculares, em dois ou mais dias da semana
.Além disso, em três ou mais dias da semana, eles devem realizar atividades físicas multicomponentes, que enfatizem o equilíbrio funcional e o treinamento de força, para aumentar a capacidade funcional e prevenir quedas.
Conheça algumas opções de atividades para fazer nas ruas, academias e até dentro de casa:
Corrida
Ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória, retarda a perda de massa muscular e auxilia na melhora do humor.
Dança
Atividade excelente para o coração e para a respiração, que, além de ser divertida, estimula a movimentação do corpo inteiro.
Caminhada
Pode ser realizada individualmente ou até em grupo. A caminhada ajuda a fortalecer os músculos e promove melhoria no ritmo cardíaco.
Yoga
Aprimora a postura, a flexibilidade e o equilíbrio. Além disso, trabalha o alongamento e relaxa as articulações, deixando o corpo menos rígido.
Hidroginástica
Melhora o ritmo cardíaco e atua diretamente na saúde dos pulmões. A água também ajuda no relaxamento das articulações.
Musculação
Melhora a postura, aumenta a densidade óssea e fortalece a musculatura. Também ajuda a evitar fraturas.
Pedalada
Atividade que pode ser praticada utilizando bicicleta convencional ou ergométrica. Auxilia no fortalecimento das articulações, especialmente em áreas como joelhos, tornozelos e quadril. Também ajuda na melhoria das funções cardiorrespiratórias.
Pilates
Aumenta a força e a flexibilidade, além de melhorar a postura e a coordenação de movimentos. Também estimula a circulação de sangue no corpo.
Natação
Aumenta a frequência cardíaca, melhora força, resistência e tonifica a musculatura. Nesta atividade, o corpo é trabalhado por completo.